Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




por cm30ativo, em 30.08.06

BOBARRAL 1

Bombarral
Terra de vinhedos

As primeiras referências histórias a Bombarral remontam ao século XII, tendo sido a área do actual concelho parte integrante dos Coutos do Mosteiro de Alcobaça.

Embora a elevação a concelho aconteça apenas no século XX, mais precisamente em 1914, a história de Bombarral é bastante rica, havendo inclusive alguns vestígios arqueológicos do homem pré-histórico encontrados no Vale do Roto.

No tecido económico do concelho, continua a predominar o sector primário, de onde se destaca a cultura da vinha e produção do vinho - um dos produtos mais reconhecidos e apreciados da zona. A Adega Cooperativa de Bombarral é, aliás, a mais antiga do país.

A importância deste produto regional é bem visível no Festival do Vinho, que se  promove anualmente. De entre as festas realizadas no concelho, este festival é o que atrai maior número de visitantes.

Destaca-se ainda a feira dedicada à pêra rocha, produto igualmente reconhecido na região.

A especificidade de Bombarral encontra-se também no seu artesanato, nomeadamente, na loiça artística e nas miniaturas em madeira que retratam o trabalho agrícola.

De entre os locais de interesse turístico, destaca-se a Serra da Columbeira, que se estende entre os concelhos de Bombarral e Peniche.

O concelho conta, actualmente, com uma população de mais de 13 mil habitantes, que se dividem entre cinco freguesias.

Situado na zona Centro do país, Bombarral pertence ao distrito de Leiria e à Diocese de Lisboa, situando-se entre os concelhos de Óbidos, Caldas da Rainha, Cadaval e Lourinhã.

As principais acessibilidades que servem o concelho são a A8, a EN361 e a EN8, que permite o acesso a Óbidos e Torres Vedras. Bombarral situa-se a cerca de 75 quilómetros de Leiria e a 80 de Lisboa.

Ver ainda:

Já abriu Posto de Colheitas do Bombarral

O Posto de colheitas do Bombarral abre aos sábados

Abriu no mês de Novembro de 2005 o Posto de Colheitas do Bombarral, na rua D. Nuno Álvares Pereira, lote 2 (ao fundo da rua do Centro de Saúde), no Bombarral. Este posto funcionará no seguinte horário, para a realização de colheitas:

2ª a Sábado: das 8h00 às 11h00

Em breve, abrirá com um horário mais alargado para atendimento ao público.

Neste posto poderão ser igualmente feitas entregas de amostras de águas, alimentos ou veterinária para análise (Laboratório Tomaz).

Com a abertura deste posto, pretende-se chegar cada vez mais próximo das populações, neste caso da região oeste do País. Este é um posto de colheitas do Laboratório Armando Laborinho, na Nazaré, um laboratório do grupo Beatriz Godinho.  

Telefone do posto: 262 608 007



- Festas, feiras e romarias

- Estabelecimentos de ensino

Bombarral

Mapa: BombarralClique para ampliar(c) Todos os direitos reservadosFilipe Moreira / Semantix
INFORMAÇÃO GERAL


Com pouca indústria, o concelho vive essencialmente da agricultura, e os seus vinhos e frutos (sobretudo pêras) são bem conhecidos.

Embora o concelho só tenha sido criado em 1914, a história do Bombarral é bem mais remota, como pode ser comprovado pelos achados arqueológicos das grutas da Lapa do Suão e de Pulga e pelos castros de São Mamede e Carvalhal (aliás, merece a pena visitar a Estação Arqueológica da Columbeira).

No século XIV, o Bombarral era uma granja pertencente ao Mosteiro de Alcobaça, e os monges de Cister exerceram grande influência nos métodos e técnicas utilizados nas actividades agrícolas que dominam a região.

A vinha, os pomares, a "loiça artística" e trabalhos em vime, madeira e arame fazem parte do "cartão-de-visita" do concelho, mas o Bombarral oferece outros pontos de interesse, como a Igreja da Madre de Deus, a Ermida de São Brás, o Palácio de Gorjões (Museu Municipal) e belas casas, como o Solar dos Loridos e o Solar dos Mellos.

Para os visitantes que chegam de comboio, a estação ferroviária é encantadora, com os seus azulejos ricamente decorados que ilustram o preparo das vinhas e o fabrico do vinho.

A importância deste produto é bem demonstrada no Festival do Vinho, que atrai ao Bombarral milhares de curiosos, mas a mais recente Feira da Pêra Rocha (orgulho da região) tem também conhecido um êxito inesperado.

Bombarral@Linguas.com


Fotografias do Bombarral. Pode enviar os seus comentários ou sugerir uma legenda para qualquer das fotos, fazendo click no original e seleccionando a opção "enviar comentário". Pode copiar as imagens e utilizá-las noutros websites ou em quaisquer outras publicações desde que mencione a fonte, ou seja, www.bombarral.com


click aqui p/ ver o original 640x480 click aqui p/ ver o original 640x480
click aqui p/ ver o original 640x480 click aqui p/ ver o original 640x480
click aqui p/ ver o original 640x480 click aqui p/ ver o original 640x480
 
click aqui p/ ver o original 640x480  
 
  click aqui p/ ver o original 640x480
click aqui p/ ver o original 640x480 click aqui p/ ver o original 640x480
click aqui p/ ver o original 640x480 click aqui p/ ver o original 640x480
click aqui p/ ver o original 640x480 click aqui p/ ver o original 640x480

Autoria e outros dados (tags, etc)